O projeto de inovação em gestão de redes de prestadores da Unimed do Brasil obnteve relevância durante o Fórum de Auditoria em Saúde, Intercâmbio, Operações e Custos Assistenciais e Relacionamento com o Cliente e a Rede, realizado na 32ª SUERJ, na sexta-feira, dia 13.
A palestra, conduzida pelo gerente de Intercâmbio, Oudair Lopes Jardim, e pela coordenadora de Gestão de Redes e Transparência, Karina Moreno, ambos da Unimed do Brasil, apresentou as principais iniciativas da cooperativa para assegurar uma gestão eficaz da rede nacional de prestadores. O objetivo é garantir que o Sistema Unimed ofereça uma rede qualificada e adequada para suas necessidades.
Na ocasião, Jardim pontuou que o projeto visa automatizar a revisão dos dados dos prestadores, permitindo uma integração direta entre a Unimed do Brasil e as demais cooperativas do sistema. Isso possibilitará atualizações imediatas no Guia Médico, garantindo maior precisão e agilidade no acesso às informações pelos beneficiários. “Quando a instituição atualizar um dado de um prestador em nosso sistema, essa mudança será refletida, instantaneamente, em toda a rede”, explicou.
O gerente também abordou a evolução do projeto, iniciado em 2017, com a criação da área de Gestão de Redes. Desde então, diversas etapas foram implementadas, incluindo a qualificação de Recursos Próprios e a revisão do PTU A400. Moreno trouxe ainda um panorama sobre o impacto da nova metodologia de classificação de redes e as mudanças que virão, em médio prazo, para as Singulares. O projeto também inclui a produção de um Manual de Redes atualizado e novos módulos para a gestão.
Karina Moreno também ressaltou que a revisão do PTU A400 revelou a necessidade de um sistema mais robusto e ágil, capaz de atender tanto às exigências regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quanto às demandas das operadoras. Ela ainda enfatizou que a agilidade nas atualizações e a padronização do sistema aumentarão a confiança dos clientes nas cooperativas, além de otimizar o processo de busca por prestadores. “Nosso foco é garantir agilidade e qualidade nos dados fornecidos ao beneficiário”, reforçou.
As duas apresentações evidenciaram a importância crucial da inovação tecnológica e da otimização na gestão de redes de prestadores para o futuro do Sistema Unimed. Além disso, a automação das atualizações demonstra o compromisso com a excelência do serviço e a eficiência no atendimento aos clientes.