APIs: O futuro para a Saúde Digital 

No contexto atual, a transformação digital é crucial para o crescimento das empresas, especialmente no setor de saúde, onde seu impacto se tornou ainda mais evidentes pós-pandemia. Com a demanda cada vez maior por acesso instantâneo a resultados e dados, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sensedia, Thiago Campos, abordou nesta quinta-feira, 12 de setembro, os avanços proporcionados pelas Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs), na palestra ‘Ecossistemas conectados: O poder das APIs na saúde digital’.

Durante o painel, Campos destacou como as APIs estão aprimorando a eficiência, a qualidade dos serviços e a experiência do paciente, e explorou os benefícios desta modernização para o mercado de saúde. Segundo o palestrante, o futuro digital já é uma realidade e está alicerçado por APIs bem estruturadas e focadas no desenvolvimento contínuo. Empresas que adotam este serviço podem reduzir seus custos operacionais em até 20%, conforme estudo da empresa norte-americana McKinsey. Uma implementação adequada dessas interfaces melhora a entrega de resultados e atrai novos clientes, por meio da inovação e confiabilidade das APIs.

O mercado de saúde digital está projetado para movimentar cerca de 600 bilhões de dólares até 2025, com uma taxa de crescimento anual de 27%. A principal tendência é a inovação e a melhoria dos serviços, para atender às demandas e à experiência dos consumidores. Com uma estratégia bem elaborada de APIs, pacientes e prestadores podem acessar, a partir de uma única plataforma, dados sobre prontos atendimentos, consultas, exames e agendamentos. Atualmente, 77% dos consumidores desejam ter acesso aos seus dados na palma da mão, e essa procura aumenta para 100% entre os nativos digitais.

Campos também apresentou exemplos práticos de como APIs bem implementadas podem transformar a operação de empresas, além de citar o caso da Unimed Campinas, que teve um aumento de 20% na performance de seu aplicativo, após a implementação de uma nova arquitetura de APIs, que resolveu conflitos e aprimorou a avaliação do aplicativo nas lojas virtuais.

De acordo com Thiago Campos, a construção e aplicação adequadas deste serviço, além de eficiência técnica, proporcionam valor significativo para o negócio. Na ocasião, o palestrante dividiu essa transformação em quatro etapas: a experiência do paciente, o suporte aos prestadores de serviços, o acesso dos médicos a dados em tempo real e a integração dos colaboradores na gestão financeira e contábil. “A jornada digital deve ser fluida e eficiente, passando por toda a cadeia da empresa”, enfatizou.

Os principais pontos discutidos incluíram a avaliação da capacidade tecnológica atual para incorporação com as APIs; o desenvolvimento de sistema, que visou aprimorar o suporte e a integração de dados; a colaboração com parceiros do setor de saúde e a priorização da segurança dos dados na gestão do software.

A palestra esclareceu que, embora o conceito de APIs envolva aspectos técnicos complexos, seu impacto na melhoria da experiência e da eficiência no setor de saúde é inegável e crescente.