Case da Unimed Ferj é apresentado pelo superintendente Ralf Batista

O segundo dia do 32° SUERJ iniciou com a palestra “Unimed Ferj – A melhor resposta é o resultado”, apresentada pelo superintendente executivo da Unimed Ferj, Ralf Batista, que mostrou um panorama detalhado da rápida migração das vidas da Unimed-Rio para a Unimed Ferj. Atualmente, a cooperativa conta com mais de 470 mil clientes ativos, consolidando seu trabalho como operadora.  

Durante sua explanação, Batista revelou que a mudança foi feita em apenas três meses e contou fortemente com a área de tecnologia, ressaltando os desafios passados pela antiga Unimed Federação Rio, ao longo de todo o processo da concretização da Unimed Ferj como principal provedora. O superintendente também frisou o esforço coletivo e o sacrifício realizado pelas cooperativas durante as etapas. 

“É uma alegria enorme estar aqui para compartilhar nossos avanços. Olhando para todos vocês, reconhecemos a contribuição direta e indireta de cada um. Houve um sacrifício significativo por parte das Federadas e entendemos o desafio de construir uma operadora sólida”, afirmou. Batista ainda reforçou a importância de uma prestação de contas transparente e a necessidade de revisitar o passado para compreender melhor os desafios atuais. 

A palestra ofereceu uma análise aprofundada da situação financeira da Unimed-Rio, antes da mudança. “Em junho de 2022, a situação financeira da antiga operadora era crítica e a necessidade de uma nova abordagem se tornou evidente. Nosso objetivo era garantir a longevidade da operação e proteger os direitos dos pacientes”, detalhou. Apesar das dificuldades e um quase colapso de âmbito estadual na saúde suplementar fluminense, a Unimed Ferj abraçou a causa da mudança e conseguiu alcançar resultados positivos após a reestruturação, no ano passado. Foram realizadas 479 mil consultas médicas, mais de 2 milhões de exames de apoio e 7,9 mil remoções.  

O relacionamento com os clientes também representou uma melhora significativa, com mais de 1 milhão de chamadas na Central de Relacionamento, aproximadamente 1 milhão de protocolos registrados no CRM e 65 mil atendimentos presenciais. A utilização de Inteligência Artificial (IA) também permitiu uma maior liberação de procedimentos e acesso à rede de credenciados, por meio do aplicativo da Unimed Ferj.   

A crise enfrentada pela Unimed-Rio deixou um legado de obstáculos financeiros, mas a integração com a Unimed Ferj permitiu uma economia de R$ 38 milhões em custos e uma redução de 20,44% nos materiais negociados na gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). Além disso, seu gerenciamento focal alcançou a marca de R$ 42 milhões na modalidade de terapias especiais.  

Ao final, o superintendente evidenciou ainda a resiliência e o sucesso da cooperativa em se adaptar e prosperar ao novo cenário, expressando sua satisfação com os resultados alcançados. “Estamos orgulhosos de nossos avanços e comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços, para atender cada vez melhor os nossos clientes. A integração foi essencial para garantir a sustentabilidade e a qualidade dos serviços”, concluiu.