Nos últimos dois anos, a Unimed Ferj enfrentou um crescimento exponencial, o que demandou uma transformação rápida e eficaz de sua infraestrutura tecnológica. No dia 13, durante a palestra intitulada “Startup! Ou: Colocando no ar uma operação de 500 mil clientes em três meses”, o gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Unimed Ferj, Carlos Nilton Bill, detalhou esse processo de transformação e explicou como a cooperativa conseguiu expandir sua capacidade para atender quase 500 mil beneficiários, em um curto espaço de tempo.
“Gerenciar uma operação que suporta 500 mil vidas é uma experiência sem precedentes para qualquer equipe de TI. Foi uma oportunidade de vivenciar algo novo e desafiante dentro do setor da organização, com o objetivo claro de criar um modelo de negócio eficiente para cooperação, em um prazo reduzido”, disse.
A abordagem da Unimed Ferj envolveu a aplicação de princípios de arquitetura corporativa para organizar as áreas da empresa e suas novas interações. Bill descreveu o processo como um equilíbrio entre inovação e praticidade. “A chave foi focar na entrega mínima viável. Em vez de tentar implementar uma solução perfeita e completa desde o início, optamos por entregar o essencial para que a operação funcionasse,” explicou. “A incerteza era nossa única certeza, e precisávamos estar preparados para enfrentar desafios inesperados”.
Na apresentação, o especialista contou que o novo sistema precisava ser mais do que funcional; deveria ser flexível o suficiente para se adaptar às rápidas mudanças do setor. Bill explicou que, além dos requisitos técnicos, surgiu um novo desafio: a necessidade de uma Central de Atendimento interna. “Quando descobrimos que precisávamos de uma Central de Atendimento própria, tivemos que buscar soluções semelhantes às utilizadas por empresas de ERP. O objetivo era automatizar processos e garantir que tudo funcionasse perfeitamente”, contou.
Entre os marcos importantes dessa transformação, foi destacado que, em 18 de agosto, com a nova estrutura já em operação, o portal da cooperativa registrou 808 usuários conectados simultaneamente. “Isso demonstrou que a tecnologia estava no caminho certo e que a infraestrutura bem equipada para lidar com a demanda”, afirmou.
Bill enfatizou ainda a importância da preservação da propriedade dos dados e da flexibilidade para futuras mudanças de fornecedores. “Manter o controle sobre nossos dados e garantir que possamos mudar de fornecedor, sem dificuldades, é essencial para o sucesso a longo prazo,” observou.
Ao final, foi revelado que um dos próximos passos para a equipe de TI da cooperativa é a migração dos dados de telefonia hospitalar para a nuvem. Essa transição seguirá a mesma lógica e eficiência aplicadas em outras áreas. O propósito é transformar as operações de forma ágil e efetiva, mantendo o compromisso com a inovação e a excelência que caracteriza a marca Unimed.