Uma estratégia de IA começa com uma estratégia de dados 

Na era digital, a integração da Inteligência Artificial (IA) nas estratégias de negócios vem se tornando uma prioridade para empresas. Nesta quarta-feira, 12 de setembro, o Enterprise Sales Executive da Snowflake, Renato Vicentini e o Senior Sales Engineer da Snowflake, Dhiego Piroto, apresentaram a palestra “Uma estratégia de IA começa com uma estratégia de dados”, no 32° SUERJ, e salientaram o valor de uma abordagem estável de dados para o sucesso das iniciativas de IA.

O encontro trouxe como principais temas a escalabilidade, confiabilidade, governança e segurança da informação, aspectos essenciais para uma aplicação bem-sucedida em projetos de IA. Os palestrantes enfatizaram os impactos desta ferramenta nos negócios, ressaltando o aumento dos custos e a complexidade das iniciativas. Vicentini contou sobre a evolução dos bancos digitais, comparando os altos custos e o longo tempo de implementação, durante os anos de 2015 e 2016.

“Há uma década, para implementar uma solução de dados, um banco precisava investir milhões e esperar meses. Hoje, é possível tudo pronto e funcionando instantaneamente por um custo muito menor”, afirmou. Além disso, destacou que, apesar das novas tecnologias resolverem a maior parte dos obstáculos, também podem criar desafios relacionados a governança e integração de dados, o que pode tornar os gerenciamentos complexos.

Por sua vez, Piroto esmiuçou como a Snowflake é uma empresa que pode oferecer uma plataforma unificada, que simplifica a gestão e a governança de dados. Ele ainda explicou que a plataforma permite a criação e o gerenciamento de dados de forma eficiente, suportando diferentes tipos de informações e análises, sem a necessidade de uma infraestrutura elaborada. A plataforma atende, aproximadamente, quarenta regiões na Amazon Web Services (AWS), Azure e Google Cloud Platform (GCP), além de coordenar a infraestrutura para os usuários, o que proporciona uma experiência simplificada e econômica.

Outro detalhe apresentado foi a capacidade da Snowflake em adaptar recursos de processamento em tempo real. “Caso precise de mais processamento, você pode aumentá-lo em segundos, sem impactos significativos no custo”, explicou Piroto. Essa flexibilidade é de suma importância na eficiência das operações e na capacidade de respostas ágeis nas demandas de negócios.

Os palestrantes demostraram que a empresa permite uma governança centralizada, independente da origem ou a estrutura dos dados, garantindo que cada usuário tenha acesso apenas às informações autorizadas.

Por fim, concluíram que embora a tecnologia da IA e a gestão de dados estejam em constante evolução, é essencial ter uma base sólida de dados e uma governança eficaz para o sucesso das iniciativas de IA. Evidenciando que uma plataforma unificada, capaz de simplificar o gerenciamento e a análise de dados, é fundamental para atender às demandas complexas das empresas modernas e enfrentar os desafios da era digital.